Charme e tranquilidade são duas palavras que logo remetem à Praça João Gualberto, um dos locais mais queridos pela população de Castro.
Localizada no centro, próxima de outros pontos turísticos como o Parque Lacustre e o Museu do Tropeiro, ela pode ser avistada de longe pelo mastro que é sua marca registrada. Nele, por vezes tremula a bandeira oficial de Castro e, em outras oportunidades, a bandeira brasileira.
Por que visitar a Praça João Gualberto em Castro (PR)
Cercada por residências e comércio, a Praça João Gualberto tem uma atmosfera bucólica irresistível, que merece ser contemplada durante qualquer visita ao centro de Castro.
Além do famoso mastro e jardins sempre bem cuidados, a praça conta com elegantes lustres e árvores típicas da cidade. É um convite para se sentar em um banco e espairecer, enquanto se planeja o próximo passeio pelo centro de Castro.
O que fazer na Praça João Gualberto
A praça é cercada de pontos comerciais e pode-se aproveitar o passeio para realizar compras ou fazer alguma refeição.
Porém, uma das atividades preferidas dos castrenses é mesmo sentar em um dos bancos da praça para assistir ao nascer ou ao pôr do sol. No caso do cair da noite, a iluminação dos postes locais têm um charme único e rende excelentes fotos.
Quanto gasto
A praça é pública e tem entrada gratuita.
Como chegar na Praça João Gualberto
A praça é cercada pelas Ruas Maj. Otávio Novaes, Rosário e Cipriano Marques de Souza — todas importantes vias do Centro de Castro.
Para quem está no Central Palace Hotel Castro, a praça está a cerca de um minuto de caminhada.
Já tem onde se hospedar em Castro (Paraná)? Faça já uma reserva!
Horários de Funcionamento
A praça é pública e está sempre aberta.
Distâncias
A Praça João Gualberto fica a:
- Menos de 100m do Central Palace Hotel Castro
- 200m da Praça Manoel Ribas
- 250m do Teatro Bento Mossurunga
- 400m do Museu do Tropeiro
- 450m da Igreja Matriz Nossa Senhora de Sant’Ana
- 500m do Parque Lacustre
E quem foi João Gualberto?
Castro não é a única cidade paranaense a contar com uma praça com esse nome. Paranaguá e Curitiba são dois exemplos de outras cidades onde também existe uma Praça João Gualberto. Na capital, aliás, há também uma importante avenida que homenageia a mesma pessoa.
Mas, afinal, quem foi a figura histórica que deu nome a todos esses logradouros?
João Gualberto Gomes de Sá Filho (1874-1912) nasceu em Recife e se formou militar no Rio de Janeiro, mas ficou célebre mesmo no Paraná.
Conta-se que, em 1895, quando estudava na Escola Militar do Rio de Janeiro, ele foi punido por saudar o Marechal Floriano Peixoto, que àquela altura já não era mais presidente, durante um ato público.
Punido, João Gualberto estabeleceu-se em Curitiba e formou-se engenheiro militar, trabalhando por muitos anos na linha telegráfica Curitiba – Foz do Iguaçu. Posteriormente, tornou-se notável em todo o estado pelas diversas ocupações que teve, entre elas a de comandante e fundador do Tiro de Guerra Barão do Rio Branco.
Em 1912, pouco antes de sua morte, Gualberto chegou a ser escolhido para o cargo de Prefeito de Curitiba, mas desistiu da incumbência para assumir o Regimento de Segurança (PMPR) e ser comissionado ao posto de coronel.
Foi nesse posto que ele faleceu, em 22 de outubro de 1912, na Batalha do Irani — um dos eventos da Guerra do Contestado.
Pingback: Museu do Tropeiro I Visite Castro (Paraná)