Localizada a cerca de 10 quilômetros do centro urbano de Castro, a Colônia Terra Nova é um bairro rural que simboliza a força da imigração alemã na região. Lá é possível encontrar não apenas diversas casas históricas com arquitetura germânica, mas também culinária típica e variadas representações culturais do país europeu.
Para se sentir na Alemanha sem sair do interior do estado do Paraná, a Colônia Terra Nova é uma ótima dica para quem visitar a região de Castro.
Por Que Visitar a Colônia Terra Nova em Castro (Paraná)
Fundado por imigrantes alemães em 1933, o bairro mantém viva as tradições do país europeu mesmo após tantas décadas.
Até hoje, a população local é majoritariamente formada por descendentes de alemães e as novas gerações se empenham para manter os hábitos dos avós ou bisavós, como a culinária e algumas festividades do país.
Não se surpreenda até mesmo se ouvir a língua alemã durante sua visita. É fácil se sentir na Alemanha ao conhecer a Colônia Terra Nova.
O que fazer
Antes de visitar o bairro, vale conferir o calendário e checar se alguma festividade está marcada. O folclore alemão é seguido à risca pelos residentes, que todos os anos realizam eventos para celebrar a cultura alemã, com vestimentas, músicas e rituais herdados de seus antepassados.
Além de festejar, o local também é uma excelente escolha pela sua gastronomia, com diversas opções de pratos típicos alemães para serem saboreados — como chucrute, spätzle, eisbein, diversas carnes suínas e muito mais.
E, claro: o passeio também reserva um grande mergulho na história alemã, incluindo os itens do Museu do Imigrante Alemão, casas antigas preservadas e igrejas ainda em atividade, incluindo uma católica e uma luterana.
Mais do que a cultura alemã, o bairro também oferece muito verde e tranquilidade, em um ambiente rural extremamente acolhedor e relaxante.
A história da Colônia Terra Nova
O bairro foi fundado em 1933, com apoio do cônsul alemão em Curitiba que pretendia formar um núcleo colonial alemão em Castro.
Naquela ocasião, a Soecidade de Colonização no Estrangeiro adquiriu a Fazenda Marilândia, que ocupava a maior parte do local, e convidou famílias de origem alemã para habitarem e trabalharem por lá.
Foram atraídos colonos alemães de diversas regiões do país europeu e tanto católicos quanto luteranos. No geral, todos enfrentavam dificuldades financeiras no Brasil e viram na fazenda uma forma de recomeçar a vida — daí o nome de Colônia Terra Nova, que simboliza a busca de novas oportunidades.
Originalmente, cerca de 116 famílias alemãs receberam terras no bairro. Cerca de metade ainda tem descendentes vivendo no local.
Quanto Gasto na Colônia Terra Nova
O bairro tem acesso gratuito, embora algumas atrações possam cobrar ingressos eventualmente, como museus.
Como chegar
O bairro é ligado ao centro de Castro pela rodovia Parigot de Souza (PR-151).
Distâncias
O bairro rural está distante a cerca de 10 quilômetros do centro de Castro. Para quem está no Central Palace Hotel Castro, a colônia está localizada a aproximadamente 15 minutos de carro.
Pingback: Centro Cultural Castrolanda I Visite Castro (Paraná)