Levando o nome de uma educadora que orgulha todos os castrenses, a Casa da Cultura Emília Erichsen é mais uma opção valiosa para turistas que chegam à cidade em busca de seu patrimônio artístico e riqueza histórica.
Situado em um casarão construído em 1850, o centro cultural tem uma agenda movimentada de exposições e traz em seu acervo permanente documentos importantes do passado do município.
Mais do que isso, a casa, assim como outras atrações turísticas de Castro, encanta os visitantes por sua conservação impecável, repleta de móveis e artefatos que remetem aos séculos XIX e XX.
Por Que Visitar a Casa da Cultura Emília Erichsen em Castro (Paraná)
Situada na Rua Dr. Jorge Xavier da Silva, nº 454, a casa fica em um imóvel histórico tombado pelo Patrimônio Histórico do Paraná desde 1981.
Seus visitantes podem apreciar diversas exposições e conhecer mais sobre o passado da cidade com documentos de valor inestimável. A exemplo de outros centros culturais do centro de Castro, o local traz lembranças da época dos tropeiros e mantém aspectos arquitetônicos originais.
O que fazer em uma visita
A Casa da Cultura Emília Erichsen tem agenda repleta de exposições – muitas vezes com quadros e outras peças à venda.
Vale conferir a atração de cada época e aproveitar a visita para conhecer mais sobre a história de Castro com o acervo físico de documentos que é mantido no local.
Quanto Gasto na Casa da Cultura Emília Erichsen
Os ingressos custam R$ 5,00 por pessoa e R$ 3,00 para estudantes.
Como chegar na Casa da Cultura Emília Erichsen
O centro cultural está localizado na Rua Dr. Jorge Xavier da Silva, nº 454, próxima à Rua Major Otávio Novaes, no centro de Castro.
Para quem está no Central Palace Hotel Castro, a Casa da Cultura Emília Erichsen está localizada a cerca de 4 minutos de caminhada.
Já tem onde se hospedar em Castro (Paraná)? Faça já uma reserva!
Horários de Funcionamento
A Casa da Cultura Emília Erichsen fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Aos finais de semana o local abre das 9h às 13h.
Distâncias
A Casa fica a:
- 200m da Praça Manoel Ribas
- 200m da Praça João Gualberto
- 250m do Teatro Bento Mossurunga
- 300m Central Palace Hotel Castro
- 400m do Museu do Tropeiro
- 600m do Parque Lacustre
E quem foi Emília Erichsen?
Homenageada no nome do centro cultural, Emília Braziliana de Fagundes Erichsen foi a fundadora do primeiro jardim de infância do Brasil.
A educadora nasceu em Engenho da Piedade, em Pernambuco, em 1817, mas realizou suas maiores obras como professora da Província do Paraná, após se mudar para Castro em 1856.
Emília foi casada com o comandante de navio dinamarquês Conrad Erichsen, com quem viveu na Alemanha e onde conheceu a metodologia Froebel utilizada em escolas de educação infantil.
Essa foi a inspiração para a criação do primeiro jardim de infância do Brasil e implementação de importantes técnicas de ensino para crianças.
Até hoje celebrada pelo seu papel na educação brasileira, Emilia Erichsen morreu em 1907, aos 89 anos, e recebe homenagens emprestando seu nome a diversas instituições de ensino e cultura.
Pingback: Casa de Sinhara I Visite Castro (Paraná)