Para quem deseja conhecer mais sobre a história do período dos tropeiros, a cidade de Castro é um destino obrigatório. Entre tantos locais que remetem àquela época, como o Museu do Tropeiro, a Casa da Praça, a Casa da Cultura Emília Erichsen e tantas outras, destaca-se também a Casa de Sinhara.
Trata-se de mais um importante reduto de cultura e arte da cidade, que preserva a arquitetura antiga de um casarão e traz diversos utensílios e móveis de época para ajudar os visitantes a viajar no tempo.
A Casa de Sinhara é uma parada obrigatória para quem visita o centro de Castro. Confira mais abaixo:
Por Que Visitar a Casa de Sinhara em Castro (Paraná)
Inaugurada no ano de 2004 em um antigo casarão no centro de Castro, a Casa de Sinhara está localizada a poucas quadras do Museu do Tropeiro e certamente as duas visitas se complementam.
Se no museu é possível conferir diversos livros, documentos e exposições que remetem ao período dos tropeiros, a casa se propõe a reproduzir de forma fiel a residência típica de uma família de fazendeiros da região no século XIX.
Idealizada por Judith Carneiro de Mello, antiga responsável do Museu do Tropeiro, a Casa de Sinhara originalmente seria uma atração temporária para celebrar o aniversário de Castro, mas fez tanto sucesso que acabou se transformando em um museu.
Para abrigar o centro histórico, foi escolhido um casarão de taipa com mais de 200 anos de existência, que é patrimônio tombado do Estado do Paraná. Lá é reproduzida uma Casa-Grande, residência de proprietários de terra e senhores de engenho no período colonial.
O ambiente traz diversos móveis, peças de roupa e utensílios domésticos da época, além de um espaço dedicado à memória da idealizadora do museu, Judith Carneiro de Mello, falecida em 2007.
O que fazer na Casa de Sinhara
Além da bela fachada e arquitetura do imóvel em que está localizado, a casa merece a visita como complemento aos aprendizados históricos do Museu do Tropeiro, ajudando a entender um pouco da construção da cidade e dos costumes da época.
Recomenda-se checar antes a agenda de exposições para entender se há algum evento especial além do acervo permanente que já é um dos mais ricos do Brasil para retratar o período dos tropeiros.
Quanto Gasto na Casa de Sinhara
A entrada no museu é gratuita.
Como chegar na Casa de Sinhara
A Casa de Sinhara é uma atração ligada ao Museu do Tropeiro, localizada no centro de Castro na R. Getúlio Vargas, 12-74.
Para quem está no Central Palace Hotel Castro, a Casa de Sinhara está a cerca de 500 metros de distância, ou aproximadamente 7 minutos de caminhada.
Já tem onde se hospedar em Castro (Paraná)? Faça já uma reserva!
Horários de Funcionamento
A Casa de Sinhara está aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; e de sábado e domingo, das 9h às 13h.
Os horários podem variar em feriados e outras datas especiais.
Distâncias da Casa de Sinhara
O centro histórico fica a:
- A poucos metros do Museu do Tropeiro
- A cerca de 200m do Teatro Bento Mossurunga
- A cerca de 300m da Praça Manoel Ribas
- A cerca de 500m da Praça João Gualberto
- A cerca de 500m do Central Palace Hotel Castro
- A cerca de 600m do Parque Lacustre
Pingback: Museu do Tropeiro I Visite Castro (Paraná)