O nome Castrolanda vem da mistura Castro + Holanda, que é justamente a proposta desse centro cultural localizado a menos de 10 quilômetros do centro da cidade.
Com um dos maiores moinhos de vento do mundo e um museu riquíssimo, o local mantém viva a herança cultural de diversos holandeses e seus rescendentes, que formam uma das principais colônias de imigrantes da região.
Por Que Visitar o Centro Cultura Castrolanda em Castro
Se a Colônia Terra Nova faz o visitante se sentir na Alemanha e locais como o Museu do Tropeiro transferem o turista para o século XIX, o Centro Cultural Castrolanda é mais uma atração turística de Castro que encanta pela riqueza histórica e cultural.
Atualmente, o centro cultural é dividido em dois espaços:
- Moinho De Immigrant (Memorial da Imigração Holandesa): construído em 2001, trata-se de um dos maiores moinhos do mundo, com 37 metros de altura, que é uma réplica perfeita do moinho Woldzigt, um dos mais famosos do norte da Holanda.
O moinho pode ser visto de longe e visitantes podem conferir seu interior, todo decorado com temática holandesa, além de subir no topo e observar uma vista única da região. - Museu Histórico de Castrolanda: visita coplementar altamente recomendável para quem conhecer o moinho, onde estão permanentemente expostos diversos artefatos e arquivos deixados pelos imigrantes holandeses na região, além de contar com exposições temporárias e um belo jardim.
O local foi construído em 2016 em uma casa que representa um “Boerderji”, residências rurais típicas do norte da Holanda.
Em alguns períodos do ano, fica aberto para visitantes também o Espaço Cidade do Leite, onde acontece o Agroleite, uma das principais exposições do setor leiteiro no Brasil. Quando não está recebendo nenhuma feira especializada, o espaço pode receber visitas — lá é possível conhecer uma típica vila holandesa produtora de leite e entender mais sobre laticínios.
O que fazer
Tanto o moinho quanto o museu do Centro Cultural Castrolanda possuem atrações para todas as idades: as crianças certamente se divertirão muito no moinho, onde é possível ouvir músicas típicas e cuja subida inclui diversas descobertas. Já o museu tem um acervo riquíssimo para mostrar como era o modo de vida dos holandeses que se instalaram na região dos Campos Gerais.
O passeio deve, portanto, incluir as duas visitas: uma subida guiada no moinho e algumas horas no museu, que chama a atenção não apenas pelos itens históricos — mas também pelo charme da casa e o jardim tipicamente holandês.
E, claro, também vale muito passear pelo bairro ao redor e aproveitar a visita para degustar pratos típicos holandeses. Quando está aberto a visitas, o Espaço Cidade de Leite é também uma ótima pedida para toda a família.
Quanto gasto no Centro Cultural Castrolanda
O ingresso que dá acesso tanto ao moinho quanto ao museu holandês custa R$ 12 (com meia por R$ 6)*
.*Preço sujeito a variações, vale consultar
Como chegar e Distâncias
O Centro Cultural Castrolanda está localizado a cerca de 10 quilômetros do centro de Castro, com acesso vela Via PR-340.
Para quem está no Central Palace Hotel Castro, o centro fica a aproximadamente 15 minutos de carro.
Já tem onde se hospedar em Castro (Paraná)? Faça já uma reserva!
Horários de Funcionamento
Sexta a Domingo e feriados das 13h às 18h.