Circular pelo centro de Castro é respirar história e um dos patrimônios que mais orgulham a população é a Estação Ferroviária.
Inaugurada em dezembro de 1899, a construção foi por muito tempo um ponto importante de trânsito para que pessoas e produtos chegassem ou deixassem a cidade. Nesses tempos, a estação era uma parada da linha Itararé-Uruguai, que saía da cidade paulista de Itararé, na fronteira do Paraná.
Hoje, extremamente bem preservada, o local é um patrimônio histórico tombado pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que merece muito a sua visita!
Por que Visitar a Estação Ferroviária em Castro (Paraná)
Centenária, a estação foi recentemente restaurada e ainda mantém diversos aspectos de quando foi inaugurada, no final do século XIX.
O local é uma das estações ferroviárias mais antigas ainda preservada no Brasil, com uma estrutura construída em alvenaria de tijolos sobre embasamento de pedras.
Apesar de simples, a arquitetura da estação é extremamente charmosa e um olhar atento pode observar diversos detalhes. O IPHAN, instituto que tombou a estação como patrimônio cultural, descreve em detalhes a arquitetura do local:
A estrutura da cobertura em tesouras de madeira tem duas águas, cobertas por telhas cerâmicas, do tipo francesa. Na área da plataforma, a água da cobertura avança para criar a área coberta de acesso, apresentando no conjunto da estrutura uma sequência de mãos francesas em madeira, engatadas em suportes também em madeira, na plataforma com uma cobertura estruturada sobre apoios metálicos.
As paredes são rebocadas e têm poucos detalhes. Destacam-se os pilares estruturais arrematados na parte superior por frisos em relevo. Internamente o piso é revestido, na parte original, com ladrilhos, e na parte recuperada com placas de ardósia. As paredes são rebocadas e pintadas e o forro em tabuado com mata-junta.
O que fazer
Se por muitas décadas a Estação Ferroviária foi a principal ligação de Castro com o resto do Brasil, hoje ela está desativada e sua função é nos ensinar sobre a importância do transporte ferroviário no nosso país.
Quando estiver no centro de Castro, vale tirar uma foto na estação, cuja beleza já foi até cenário de produções cinematográficas: em 2003, por exemplo, o local foi cenário de uma cena no filme Os Xeretas.
Muitos se divertem no local tirando fotos simulando a espera por um trem. Ao redor, é sempre possível que se encontre também algum morador da região que poderá contar alguma história envolvendo o período de atividade da estação.
Quanto gasto na Estação Ferroviária
A visita à estação é gratuita.
Como chegar
A Estação Ferroviária está localizada no centro de Castro, a poucos minutos de caminhada do Central Palace Hotel Castro.
Já tem onde se hospedar em Castro (Paraná)? Faça já uma reserva!