Uma das principais atrações turísticas de Castro (Paraná), o Museu do Tropeiro é dedicado a preservar e divulgar a cultura e a história dos tropeiros, que eram os cavaleiros responsáveis por transportar mercadorias e animais pelas estradas do Brasil colonial — tudo isso em uma casa antiga de charme único, tombada pelo patrimônio histórico do Estado do Paraná e muito bem conservada.
Acostumado a receber visitantes de diferentes regiões do Brasil e até de outros países, o museu contém uma coleção de objetos e artefatos relacionados à vida dos tropeiros, incluindo adereços de cavalos, ferragens, instrumentos musicais, utensílios domésticos e outros itens. Além disso, o espaço oferece exposições interativas e atividades educativas para visitantes de todas as idades.
E, claro, quem visitar o Museu do Tropeiro não pode deixar de conferir também a Casa de Sinhara, uma residência ambientada como um casarão da época que fica ao lado do museu.
Por Que Visitar o Museu do Tropeiro em Castro (PR)
O Museu do Tropeiro é uma excelente opção para aprender mais sobre a história e cultura do Brasil colonial, especialmente a respeito da vida dos tropeiros. Trata-se de um local importante para a preservação da memória e da tradição da região, e oferece aos visitantes uma oportunidade única de aprender sobre o passado e a cultura do Brasil.
Inaugurado em 1977, o museu encanta não apenas por seu acervo único, mas também pelo estilo arquitetônico da casa onde está situado, um local tombado pelo patrimônio histórico e considerado um cartão postal do interior paranaense.
Com entrada gratuita, os visitantes podem admirar um vasto acervo, enquanto estudiosos da história tropeira possuem a oportunidade de realizar ricas pesquisas e acessar diversos livros sobre o assunto.
Mas, afinal, quem foram os tropeiros?
“Tropeiro” foi o nome como ficaram conhecidos os grupos de cavaleiros que transportavam mercadorias e animais pelas estradas do Brasil colonial. Em suas longas peregrinações, que muitas vezes duravam meses, esses comerciantes foram responsáveis por fundar diversas cidades, incluindo Castro, que ficava dentro da Rota dos Tropeiros entre Viamão (RS) e Sorocaba (SP).
Mais do que organizar novos povoados, os tropeiros também ficaram conhecidos pela transmissão de notícias de uma cidade para outra, em uma época de difícil comunicação entre as diferentes regiões do país. Assim, além de fomentar a economia brasileira na época, eles também eram responsáveis por promover um intercâmbio cultural que colaborou para a unificação e expansão do território nacional.
As histórias dessas travessias geram grande curiosidade até hoje. Em suas aventuras, era comum que os tropeiros se deparassem com dificuldades climáticas e geográficas, além dos constantes encontros com cidades e povos até então desconhecidos.
Não à toa, a mística e tradição dos tropeiros é bastante celebrada em várias regiões do Brasil, com monumentos e centros históricos destinados a relembrá-los. Também são comuns cavalgadas e festivais para homenagear essa parte da nossa história, quando adultos e crianças utilizam vestimentas que remetem ao estilo de roupa típico dos tropeiros.
O que fazer no Museu do Tropeiro
O acervo do Museu do Tropeiro conta com centenas de peças e documentos, mas a programação cultural do espaço vai muito além disso, com a realização constante de concursos culturais, exposições temáticas, atividades educativas, festivais e cavalgadas que mobilizam toda a cidade de Castro.
Um passeio no Museu do Tropeiro pode incluir diversas atividades, como:
- Conhecer o acervo de centenas de peças relacionadas à história dos tropeiros;
- Pesquisar em livros históricos que reúnem relatos da época;
- Conversar com os funcionários para entender melhor a importância dos tropeiros para a cultura brasileira;
- Conferir a programação do museu para participar de concursos, festivais ou até cavalgadas;
- Observar os cômodos e a arquitetura da casa onde o museu está situado, tombada como patrimônio histórico do Estado do Paraná;
- Visitar também outras atrações do centro de Castro.
Entre muitas outras opções.
Quanto gasto
A entrada no Museu do Tropeiro é gratuita para visitantes.
Como chegar no Museu do Tropeiro
O Museu do Tropeiro fica na Praça Sant’Ana do Iapó, 11 – Centro, Castro – PR.
O acesso ao museu é fácil para quem está no centro e pode-se chegar até a ele em uma caminhada de 5 minutos do Central Palace Hotel Castro.
Já tem onde se hospedar em Castro (Paraná)? Faça já uma reserva!
Horários de Funcionamento
O Museu do Tropeiro, em Castro (Paraná), fica aberto:
- domingo – 9h – 13h
- segunda-feira – 8h30 – 12h / 13h – 17h
- terça-feira – 8h30 – 12h / 13h – 17h
- quarta-feira – 8h30 – 12h / 13h – 17h
- quinta-feira – 8h30 – 12h / 13h – 17h
- sexta-feira – 8h30 – 12h / 13h – 17h
- sábado – 9h – 13h
OBS: estes horários podem variar em feriados e datas específicas.
Distâncias
O Museu do Tropeiro fica a:
- Menos de 100m da Igreja Matriz Nossa Senhora de Sant’Ana
- 150m do Teatro Bento Mossurunga
- 180m da Praça Manoel Ribas
- 400m da Praça João Gualberto
- 450m do Parque Lacustre
- 450m do Central Palace Hotel Castro
Pingback: Igreja Nossa Senhora de Sant'Anna I Visite Castro (Paraná)
Pingback: Teatro Bento Mossurunga I Visite Castro (Paraná)
Pingback: Parque Lacustre I Visite Castro (Paraná)
Pingback: Fazenda Capão Alto I Visite Castro (Paraná)
Pingback: Casa de Sinhara I Visite Castro (Paraná)
Pingback: Centro Cultural Castrolanda I Visite Castro (Paraná)