Toda visita ao centro de Castro (Paraná) deve incluir uma passagem pela Praça Manoel Ribas, um dos espaços mais charmosos da cidade.
Além do Teatro Bento Mossurunga, os arredores da praça são formados por vários casarões coloniais bem conservados, bares, restaurantes e outros comércios.
O local é certamente um dos melhores pontos para um turista aproveitar o melhor de Castro: mistura história, cultura, boa comida e natureza — tudo impecavelmente limpo e bem cuidado.
Por Que Visitar a Praça Manoel Ribas em Castro (PR)
As araucárias da Praça Manoel Ribas podem ser vistas de longe no centro de Castro. Elas são famosas em toda a cidade, assim como as demais árvores típicas da região que compõem o cenário.
Outros pontos icônicos da praça são o chafariz central e os jardins, que há décadas encantam os castrenses e visitantes. Há ainda o calçadão bem característico no entorno e vários bancos para sentar e relaxar.
Para onde se olha em volta da Praça Manoel Ribas, há edifícios históricos, com arquitetura que fascina qualquer apaixonado pela história brasileira e do estado do Paraná.
O que fazer na Praça Manoel Ribas
A Praça Manoel Ribas fica em frente ao Teatro Bento Mossurunga, que é um dos principais pontos turísticos de Castro. A própria praça, porém, merece algumas horas de visita só para ela.
A dica é sentar em um dos bancos e tomar um dos sorvetes ou outro quitute de um dos comércios ao redor.
E não é apenas o Teatro Bento Mossurunga que chama a atenção nos arredores. Entre os edifícios nas cercanias da praça, há diversos casarões coloniais coloridos e outras belas fachadas que fazem parte do patrimônio histórico da cidade.
De dia e de noite, é possível tirar fotos belíssimas do chafariz central, do jardim e das árvores plantadas nos arredores da praça.
Quanto Gasto
A praça é pública e tem entrada gratuita, com várias vagas para estacionar no entorno.
Como chegar na Praça Manoel Ribas
A praça é cercada pelas Ruas Quinze de Novembro, Pandiá Calógeras e Mariana Marquês.
Para quem está no Central Palace Hotel Castro, a Praça Manoel Ribas está a cerca de três minutos de caminhada.
Já tem onde se hospedar em Castro (Paraná)? Faça já uma reserva!
Horários de Funcionamento
A Praça Manoel Ribas é pública e está sempre aberta.
Distâncias
A Praça Manoel Ribas fica a:
- Em frente ao Teatro Bento Mossurunga
- 180m do Museu do Tropeiro
- 200m do Central Palace Hotel Castro
- 200m da Praça João Gualberto
- 250m da Igreja Matriz Nossa Senhora de Sant’Ana
- 350m do Parque Lacustre
E quem foi Manoel Ribas?
Além de Castro, outras cidades do interior do Paraná como Maringá e Apucarana também possuem praças chamadas Manoel Ribas.
Mas, afinal, quem foi Manoel Ribas, o homem que dá nome a esses lugares?
Manoel Ribas esteve à frente do governo paranaense por treze anos, inicialmente como interventor (de 1932 a 1934), depois como governador (1935 a 1937) e outra vez como interventor (1937 a 1945).
Na Era Vargas, houve a figura dos interventores — nomeados pelo presidente para administrar os estados. Manoel Ribas, que passou sua juventude em Castro, foi um deles.
Nascido em Ponta Grossa em 1873, Manoel Ribas herdou o nome do avô, o brigadeiro Ribas, que foi uma figura importante da Guerra do Paraguai.
Apesar de nascido na cidade vizinha, foi em Castro que Ribas estudou, no Colégio Professor Serapião, e onde se casou..
Posteriormente, em 1897, mudou-se para Santa Maria (RS), onde organizou a Cooperativa dos Empregados da Viação Férrea do Rio Grande do Sul e depois tornou-se prefeito.
Após a revolução de 30, quando o interventor do Paraná, general Mário Tourinho, renunciou ao cargo, Manoel Ribas foi indicado por Getúlio Vargas para substituí-lo.
Pingback: Teatro Bento Mossurunga I Visite Castro (Paraná)
Pingback: Praça João Gualberto I Visite Castro (Paraná)